Não pode ir na manicure? Faça suas unhas em casa! Confira essas 11 dicas

Ter as unhas feitas, lixadas e pintadas é um dos hábitos de vaidade adotados por algumas mulheres, entretanto não são todas que tem tempo para ir a manicure toda semana. Por isso, fazer as unhas em casa é uma alternativa para mulheres que procuram uma solução mais barata, sem espera e que conta com o conforto da sua casa.

Além de econômica, a prática de fazer as unhas em casa é terapêutica, pois é possível relaxar e cuidar de você e da sua beleza ao mesmo tempo.

Sem contar que em casa, você utiliza seus próprios materiais e evita o risco de contrair qualquer doença devido ao uso compartilhado de alicates, esmaltes e afins.

As esmaltemaníacas que fazem as próprias unhas estão sempre em busca de uma manicure perfeita – afinal, ela pode transformar qualquer visual, né? Como cuidar da unhas, realçar a cor de um esmalte ou até como criar uma nail art super diferente são apenas alguns dos mistérios que é preciso resolver. 

Se você faz parte desse time, não precisa mais procurar: listamos 11 dicas para você caprichar nas pontinhas dos dedos e garantir unhas perfeitas!

Saiba fazer unha sem medo 

Aprender como fazer unha sozinha é uma necessidade em tempos de COVID-19, já que o ideal é não sair de casa. No entanto, desenvolver esse talento é muito útil em outras situações — por exemplo, se você está no meio de uma viagem ou em cima da hora para um compromisso inesperado. Além disso, surgem algumas vantagens quando você precisa fazer sua unha sozinha: 

  • Você economiza; 
  • Os riscos de contaminação são reduzidos; 
  • Você desenvolve uma habilidade; 
  • A liberdade para criar é maior; 
  • Se você errar, pode começar de novo; 
  • Não é necessário ter pressa.

Como montar seu kit de manicure

Antes de virar uma profissional das unhas, é preciso montar seu kit de manicure e pedicure. Confira os itens essenciais para adotar o hábito de fazer as unhas em casa, bem como os intermediários, que podem conceder uma ajuda extra no processo, e os profissionais, que também trazem facilidade, porém fica a seu critério adquiri-los ou não.

Para as mãos – Básicos

  • Cortador de unha
  • Lixa (tamanho de sua preferência)
  • Esmaltes, base transparente, óleo secante
  • Alicate de unha
  • Algodão
  • Palito
  • Removedor de esmalte
  • Espátula para afastar cutícula

Intermediários

Além dos itens básicos uma lixa polidora de unhas e creme/esmalte amolecedor de cutículas podem proporcionar melhores resultados.

Polir as unhas, as deixa brilhantes e lisas, deste modo a esmaltação fica mais bonita. No entanto, caso tenha unhas frágeis e quebradiças é melhor evitar esse processo para não agravar o estado das mesmas. Nesse caso, vale substituir a base transparente por uma base fortalecedora.

Já o amolecedor de cutículas, independente de você retira a cutícula ou não, facilita o processo. Para as adeptas da retirada, o amolecedor facilita a remoção pelo simples fato de deixá-las mais moles. Enquanto que para as mulheres que preferem manter as cutículas, o amolecedor facilita o processo de empurrá-las, as deixa mais hidratadas e consequentemente mais bonitas.

Profissionais

Para conseguir uma secagem mais rápida e profissional (sem bolinhas), é possível investir num aparelho secador de esmalte. São normalmente movidos a pilha e podem ser uma ótima opção para quem não tem tempo ou paciência para esperar o esmalte secar.

Um esterilizador também faz parte da lista de itens profissionais que trazem vantagens com a aquisição. O esterilizador serve para manter alicates, espátulas e até outros itens higienizados. É importante nos casos de, mesmo em casa, compartilhar os materiais com outras pessoas, para evitar a transmissão de qualquer vírus ou doença.

Para os pés – Básicos

  • Cortador de unha;
  • Lixa comum;
  • Lixa para os pés;
  • Esmaltes, base transparente, óleo secante;
  • Alicate de cutícula;
  • Algodão;
  • Palito;
  • Removedor de esmalte;

Intermediários

No caso do kit de pedicure, os itens que podem ser úteis são o separador de dedos e um creme esfoliante. O separador evita que as unhas recém-esmaltadas se toquem e estraguem a camada aplicada, além de facilitar todo o processo anterior à esmaltação, pois com os dedos separados é mais fácil executar os passos de lixar, cortar, etc.

A beleza dos pés não se trata somente de uma unha feita, mas sim de um pé hidratado como um todo e por isso o creme esfoliante é útil. Além de hidratar, retira a pele morta existente na região, deixando a pele dos pés pronta para ser combinada com um belo esmalte.

Profissionais

O esterilizador e o secador de esmalte, já citados no kit para as mãos, também são úteis e têm os mesmos propósitos para os pés.

Atenção: é MUITO importante que os instrumentos do kit de manicure sejam individuais. Esses itens entram em contato com o material orgânico de cada usuário, como a pele e o sangue, e podem transmitir doenças de uma pessoa para a outra ao serem compartilhados.

Agora que você já sabe de tudo que precisa para começar, vamos colocar a mão na massa? 

Veja 11 dicas de como fazer unha sozinha 

Fazer a unha por conta própria exige paciência e prática, mas não há nada impossível. Sem pressa, você pode conseguir resultados ótimos — é só tentar. 

1. Definindo tamanho e formato

Na hora de começar a colocar a mão na massa, o ideal é retirar com o removedor qualquer resquício de esmalte ou base das unhas e, em seguida, lixá-las para acertar as pontinhas e o tamanho que você deseja. O importante é entender qual o estilo que gostaria de ter. Para a unha quadrada, basta movimentar a lixa na posição reta. Se quiser um visual levemente arredondado, lixe sutilmente as laterais. Porém, se o formato redondo for o preferido, faça movimentos em formato de “V” com o instrumento.

2. Preparando para começar

Antes de tirar as cutículas, prepare o local para amolecer a pele e facilitar sua retirada. Para isso, você pode aplicar um creme específico ou posicionar um pouco de algodão umedecido sobre os dedos. Como as unhas do pé são mais rígidas, uma dica é fazê-las depois do banho, pois a água – e até o sabonete usado – funcionam como emolientes e facilitam inclusive o momento de apará-las.

3. Cuidados para retirar a cutícula

Trabalhar com o alicate na automanicure não é fácil, pois a habilidade com a ferramenta precisa de treino e destreza com ambas as mãos, o que nem sempre possuímos. Por isso, preste muita atenção para não cometer excessos e acabar se machucando. Retire apenas as peles soltas e que estão mais aparentes. Aposte na hidratação frequente da cutícula no dia a dia pois, quando bem nutridas, elas crescem em menor quantidade.

Para deixar a manicure sempre impecável, manter as cutículas bem hidratadas é muito importante. Naqueles dias em que você não tem muito tempo para fazer as unhas, esse passo vai fazer toda a diferença! Se você não tem um creme ou óleo específico para cutículas, pode investir em soluções caseiras como azeite de oliva e óleo de coco.

4. Partindo para a esmaltação

Após tudo isso, chega o momento de esmaltar as unhas. Antes de aplicar a cor escolhida, é recomendável usar uma base para garantir maior fixação do esmalte. Experimente aliar esse passo necessário a um cosmético que possua vitaminas e elementos fortalecedores, pois, além de fazer com que a tonalidade dure mais tempo, o produto também cuidará das unhas.

5. Sempre faça camadas finas com o esmalte

Se você quer que seu esmalte seque mais rápido, sempre pinte as unhas com algumas camadas mais finas do produto. Camadas mais grossas, mesmo que cubram a pontinha dos dedos em menos tempo, demoram mais para secar – ou seja, mais riscos de borrar o seu trabalho!

6. Na pressa, escolha esmaltes clarinhos

Está sem tempo de fazer as unhas? Evite os esmaltes mais escuros e invista nos tons mais clarinhos e translúcidos. Eles exigem menos trabalho e não borram com tanta facilidade!

7. O esmalte branco ajuda a acentuar cores mais vivas

Quer deixar cores vivas ainda mais poderosas? Aplique uma camada de esmalte branco antes do que você escolheu para decorar as unhas: ele vai funcionar como um primer, potencializando cores neons e outros tons mais chamativos!

8. Use fita adesiva para criar nail arts vazadas

Se você é do time que AMA desenhos divertidos nas unhas, que tal apostar na nail art vazada, também chamada de “negative space”? O efeito é moderninho e super fácil de fazer: basta contar com a ajudinha da fita adesiva. Corte um pedaço pequeno e cole na unha, criando o padrão que você quiser. Depois, é só vir com o esmalte escolhido e tudo pronto!

Outro método para criar as nail arts vazadas é reaproveitar um delineador em caneta antigo, que já não tenha mais produto. Molhe a pontinha da caneta com um pouco de removedor e, depois de pintar as unhas e deixá-las secar um pouquinho, desenhe o padrão que quiser nas unhas. A caneta vai criar um resultado super preciso!

9. Esmaltes claros e simples podem ter tanto impacto quanto os escuros ou mais trabalhados

Está em dúvida sobre que esmalte apostar para aquele date ou ocasião mais especial? Nessas horas, menos pode ser mais: um esmalte simples – branco, creme, nudes e tons pastéis – pode ser tão impactante quanto uma cor mais poderosa ou até uma nail art super trabalhada. Tudo depende do seu estilo e do que você quer usar!

10. Use um pincel de make com cerdas curtas para limpar ao redor da cutícula

A hora de limpar borrões e cantinhos perto da cutícula é sempre um dos maiores desafios da manicure: um errinho é o suficiente para estragar todo o seu trabalho! Um ótimo truque é usar pincel de maquiagem – sim, de maquiagem! – de cerdas bem curtinhas e retas, como os para delineador. Basta molhar as pontinhas com removedor de esmalte e tudo certo – dá para ajeitar tudo com perfeição!

11. Depois de fazer as unhas, lave as mãos com água fria

Experimente molhar as mãos com água fria depois de fazer as unhas – ela ajuda o esmalte a secar mais rápido! É melhor evitar as temperaturas mais altas nas horas depois da manicure: a água quente dificulta a fixação da cor escolhida nas unhas.

O segredo por trás de uma manicure perfeita começa antes mesmo do esmalte, ok? Pense assim: se você cuida bem da sua pele – justamente para evitar espinhas e outros probleminhas – por que não dedicar o mesmo cuidado para as unhas? 

Isso vai ajudar a mantê-las fortes e saudáveis. Uma boa dica é incluir alguns passos como a hidratação das cutículas na sua rotina de beleza, já que assim você não corre o risco de esquecer!

Gostou das nossas dicas? Que tal contar com a New Look para montar seu kit de manicure? Em nossa loja virtual você encontra tudo que precisa para começar a fazer suas unhas em casa agora mesmo!

Confira também: Arrase no fim de ano! Confira as maquiagens que serão tendências nas festas