erros-lavar-o-cabelo

6 erros que você está cometendo ao lavar o cabelo e provavelmente não sabia!

Lavar o cabelo é uma tarefa trabalhosa, especialmente para as mulheres que possuem longas madeixas. Porém, é essa etapa que garante não só a higiene, mas também a beleza dos fios.

Quando os cabelos são mal lavados, eles podem ficar opacos, com aspecto oleoso ou ressecado. Para que eles tenham o balanço e a aparência saudável, é importante limpá-los de maneira adequada.

Confira algumas dicas de como fazer isso e evite os erros comuns nessa etapa!

 

Lavar o cabelo em água muito quente

Esse é um erro bastante comum entre as mulheres, sobretudo em dias de inverno.  Por isso, quando está muito frio, é ideal lavar o cabelo pela manhã ao invés de deixar para o período da noite, com isso, a sensação do clima frio é diferente.

Lave com água fria ou no máximo morna, a água quente resseca os fios de cabelo, ademais, contribuem para o aparecimento de caspa do couro cabeludo.

 

Usar condicionador na raiz 

O condicionador é um produto amigo da mulher, ele serve para desembaraçar os fios e dar um excelente acabamento pós lavagem.

Porém, deve ser usado somente no comprimento dos fios e jamais na raiz, pois deixa o cabelo com aparência de pesado, opaco e oleoso.

Couro cabeludo oleoso é sinônimo de caspas, então, use o condicionador somente do meio a pontas, e sem exageros.

erros-de-lavar-o-cabelo-2

 

Não enxaguar bem os cabelos

Tanto o shampoo como condicionador ou máscara, não podem ser deixados nos fios, eles foram feitos para cumprir o seu papel e depois, devem ser removidos completamente.

A função do shampoo é remover as sujidades, da máscara é nutrir e hidratar e do condicionador, facilitar o desembaraço e dar aquela selada final depois da lavagem.

Todos esses produtos devem ser retirados. Dessa forma, os cabelos podem receber um finalizador com filtro solar que vai permanecer nos fios. São os produtos chamados de leave in, eles são próprios para ficarem nos cabelos até a próxima lavagem.

 

Esfregar o couro cabeludo em demasia

É comum na hora de lavar os cabelos usar força para remover as sujidades do couro cabeludo, afinal, essa é a primeira parte que cria oleosidade.

Contudo, as pessoas que tem os cabelos muito oleosos, sobretudo na raiz, devem tomar cuidado com o exagero, afinal, quanto mais esfregar, maior será o aumento da  produção de sebo na região.

Limpe bem, até remover as células mortas e sentir que está limpo, porém, não coloque força ao esfregar, além de não ajudar, ainda vai formar mais oleosidade.

erros-de-lavar-o-cabelo-3

 

Não use excesso de produto

Um vidro de shampoo não dura nada para você? Cremes e condicionadores então, nem se fala.

Então, algo está errado.

Lavar os cabelos com destreza não quer dizer exagerar no uso de produtos. Quando isso acontece, os fios ficam com aparência de pesado.

Para evitar isso, o shampoo pode ser aplicado duas vezes, na primeira e segunda lavagem.

Primeiro, pegue uma quantidade na mão que condiz ao tamanho de uma moeda de R$ 1,00, lave bem e enxague. Caso perceber que ainda não está bem limpo ou não fez muita espuma, repita o processo.

Depois, use o condicionador, na quantidade equivalente a uma moeda de R$ 1,00 se tiver cabelos longos, caso forem curtos reduza essa quantidade pela metade.

Espalhe bem o produto do meio as pontas até deixá-los bem envolvidos.

Aguarde alguns minutos e enxágue bem.

 

Pentear de maneira bruta

Depois de lavar os cabelos, vem a próxima etapa que é pentear. Antes disso, é indicado remover o excesso de água, portanto, deixe os fios enrolados na toalha por alguns minutos.

Porém, não fique horas de toalha na cabeça, pode aumentar a proliferação de fungos na região.

Depois do excesso de água removido, use um leave in com filtro solar indicado para o seu cabelo.

Use um pente ou escova macia para desembaraçar os fios, e por fim, seque os  naturalmente ou com secador.

Jamais use força para pentear, pois pode ocorrer a quebra dos fios. Para facilitar esse processo, procure por uma boa escova e separe os cabelos por mechas, vai ficar mais fácil chegar no melhor resultado sem danificar as madeixas.

Pronto, com essas dicas, você não vai mais errar na hora de lavar os cabelos.

Adquira produtos apropriados para seus cabelos, isso vai facilitar os cuidados. A NEW LOOK COSMÉTICOS pode ajudar. Confira alguns de nossos produtos  que podem ser seus grande aliados!

Clube da Beleza

 

Gostou do conteúdo? Confira também: Cronograma Capilar: O que é e por que você precisa saber?