dicas-de-maquiagem-para-iniciantes

8 dicas de maquiagem para iniciantes

Maquiagem demanda tempo – tanto para aprender as técnicas e compreender quais produtos se adaptam melhor à sua pele quanto para colocar todo o aprendizado em prática. No fim das contas, o importante é não ter medo de errar. Se hoje o esfumado da sombra ficou feio, amanhã vai melhorar até um dia ficar perfeito. Delineado gatinho, então… É preciso ter muita paciência.

Você assiste a tutorias de maquiagem na internet e fica sonhando com os looks? Vê makes lindíssimas nas redes sociais e fica se perguntando como reproduzir em casa? Foi pensando em você que nós fizemos este texto com seis dicas de maquiagem para iniciantes!

Aqui, você vai descobrir o que é indispensável no kit de maquiagem para iniciantes e também quais são as técnicas básicas que você precisa conhecer para dar seus primeiros passos já arrasando nesse novo mundo.

Maquiagem exige paciência!

Fazer a sua própria maquiagem pode parecer algo difícil quando isso ainda não é algo que faz parte da sua rotina, do seu dia a dia. Mas a boa notícia é que apesar de parecer complicado, maquiar-se é uma atividade que qualquer pessoa pode aprender, basta praticar bastante, ver vídeos e tutoriais e ter principalmente, muita paciência.

Para quem ainda não costuma fazer maquiagem, a dica é começar aos poucos, primeiro aprendendo a corrigir a pele do rosto, eliminando as imperfeições e depois, adicionar outras técnicas que vão incrementar sua maquiagem, como olho esfumado escuro, maquiagem com duo de sombras, delineado gatinho nos olhos, entre outros estilos de make.

Quem nunca usou maquiagem tem que começar com algo leve pra pele, como BB cream que hidrata, dá cor e brilho. Nos olhos um bom rímel é fundamental e hidratante labial também. Mas, se seu objetivo é entrar nesse mundo de beleza e aprender essas técnicas, a princípio, você precisará investir financeiramente em produtos de qualidade e tempo para praticar o que você aprendeu lendo tutoriais e assistindo vídeos.

Aprender qualquer coisa nova na vida demanda isso: prática, persistência e tempo. Por isso, não se preocupe se no princípio não sair como esperado e não desista na primeira dificuldade. 

A New Look está aqui para te ajudar nisso, por isso confira nossas dicas com alguns truques importante para você que está começando agora no mundo da maquiagem!

1. Se errar, não entre em pânico 

O primeiro passo é não se desesperar e parar de pensar que vai dar tudo errado. Calma! Todo mundo comete uns errinhos aqui e ali, até as pessoas mais experientes como, por exemplo, exagerar no blush, não preparar a pele e deixar a sobrancelha marcada demais.

Mas imagine que você está passando a máscara e de repente o aplicador encosta no seu nariz, deixando um risco preto? Ou deu vontade de espirrar bem na hora de dar volume aos cílios e a sua pálpebra simplesmente virou um grande borrão? A dica é esperar alguns segundos até que o produto não esteja mais molhado e, delicadamente, passar um cotonete seco. Não precisa usar demaquilante, nem saliva. 

Se você sentir que exagerou no blush, não comece a passar a mão nas bochechas na tentativa de tirar o excesso. Pegue a esponja que você usou para aplicar o pó compacto ou translúcido – sem aplicar mais produto – e dê batidinhas até o efeito ficar mais suave.

Outra situação muito comum é borrar o batom escuro ou de cores mais vivas na hora de contornar os lábios, ou ultrapassar a linha da boca sem querer. O líquido mate é o tipo mais difícil de corrigir, porque seca muito rápido. Se ainda estiver um pouco molhado, use um cotonete com a mão firme para remover o produto – não esfregue para não correr o risco de espalhar. 

Depois que o batom estiver completamente seco, aplique um corretivo líquido de alta cobertura com um pincel chanfrado e vá moldando o novo contorno. Em seguida, dê batidinhas com a esponja até o corretivo se espalhar completamente na pele. Pronto!

Como primeira dica é importante você saber disso: para tudo existe uma solução! Por isso não se desespere e saiba corrigir de forma tranquila e natural para que o seu resultado seja melhor.

Confira também: 5 erros mais comuns na maquiagem e como evitá-los!

2. Invista em um kit básico de pincéis e de qualidade

Pode parecer bobeira, mas é essencial ter pelo menos alguns bons pincéis para conseguir uma make de qualidade. A pele é o que mais vai fazer diferença no resultado final, por isso invista em um pincel de base, um de blush e outro de pó antes de tudo. À medida que for complementando o seu kit, invista primeiro em um pincel para esfumar sombras e outro achatadinho para o corretivo. 

O importante não é ver o pincel como inimigo, e sim como aliado. É muito mais fácil esfumar a sombra com um pincel específico do que esfregar a pálpebra com o dedo. Acredite: os pincéis servem para descomplicar sua vida, não para deixá-la com a autoestima baixa, pensando que você ainda tem muito para aprender sobre maquiagem.

Se quiser mais dicas sobre este assunto para saber como escolher os pincéis ideais para você começar a se maquiar como uma verdadeira profissional, recomendamos ler este artigo: Pincéis de maquiagem: O que é preciso saber?

3. Escolha a base na cor certa 

A pergunta que não quer calar: como escolher a base na cor ideal para a sua pele? Primeiramente, esqueça a ideia de aplicar a base no pulso ou na mão, porque essas regiões e seu rosto não têm o mesmo tom. Também não adianta passar a base-teste no seu rosto cheio de maquiagem, porque a pele não está em sua cor natural. Além disso, é importante lembrar que a tonalidade do rosto é diferente da do pescoço e do colo.

O que fazer, então? Vá a uma loja de cara lavada – ou, pelo menos, sem produtos que possam influenciar na escolha da base – e aplique o produto na bochecha, logo ao lado da boca, bem perto da linha da mandíbula. Se a base sumir, é porque a cor é a ideal.

Na hora de aplicar a base, quem é iniciante deve apostar em fórmulas bem leves, para evitar o efeito pesado. O BB Cream é uma excelente opção para o dia a dia, e a base de cobertura média também é boa aposta. 

Outra vantagem é que, se escolher o tom errado, ele não vai aparecer tanto, mas lembre-se de sempre lembrar de trazer o produto para o pescoço, para evitar qualquer contraste.

Para saber melhor sobre dicas e recomendações de como escolher a cor da base ideal, confira também nosso artigo: Dicas para saber acertar na cor da sua base!

4. Compre uma paleta de sombras simples  

Já que você não está acostumada a usar sombra no dia a dia, tente comprar uma paleta menor para você não se confundir. Conjuntos com 3, 4 ou até com 9 cores neutras, mas super bonitas, pode te ajudar a fazer muitas combinações diferentes e harmoniosas.

Se você acha mesmo que não sabe passar sombra, não tem erro: espalhe uma cor mais clara sobre toda a pálpebra móvel e depois venha com um tom mais escuro, como marrom, só no cantinho e no côncavo para dar profundidade ao olhar. A sombra clara pode ser aplicada até com o dedo, mas para o canto externo, recomendo um pincel próprio para esfumar.

Duas cores neutras de sombra fazem diferença na maquiagem. Viu? Não tem nada de mais e fica um degradê lindo!

5. Pratique o gatinho fazendo vários pontinhos ao longo da linha de cílios

Se ainda tem dificuldade em fazer o delineado gatinho, uma ótima dica é a de fazer vários pontinhos ao longo da linha de cílios e uni-los, corrigindo possíveis erros com um pouco de corretivo e um pincel fininho. As fórmulas em caneta são muito mais práticas e quem está começando deve apostar neste tipo de delineador pra conseguir um traço perfeito. 

Outro truque é desenhar o gatinho com o olho aberto, começando pelos cantos externos e preenchendo de dentro para fora.

6. Use um lenço embaixo dos cílios inferiores ao aplicar a máscara

Quem está começando a se maquiar também pode ter dificuldade em aplicar a máscara nos cílios inferiores sem borrar o resto da maquiagem. Um bom truque para evitar que isto aconteça é usar um lenço por detrás dos cílios. Dobre o papel em quatro e encoste-o na pálpebra inferior: assim os borrões de máscara só ficarão no lenço. 

Com um pouco de cuidado, o truque pode ser conseguido também nos cílios superiores, e uma boa dica é aplicar uma camada a mais nos fios do cantinho externo para um efeito mais felino.

Para saber mais sobre máscara de cílios e como aplicá-la, confira: 10 dicas para saber aplicar o rímel como uma profissional

7. Aplique o corretivo em formato de triângulo invertido

Sempre que for corrigir as suas olheiras, não aplique o corretivo apenas na zona mais escura, já que isso pode fazer com que a maquiagem fique evidente e pouco natural. Estenda sempre o produto para baixo, formando um shape de triângulo invertido, assim pode corrigir também as laterais do nariz, que tendem a ficar avermelhadas. 

O truque, no entanto, é sempre esbater tudo muito bem com o calor dos dedos, para evitar o efeito craquelado.

8. Procure tutoriais na internet

Pode parecer uma dica óbvia, mas ajuda muito ver o passo o passo da maquiagem e tentar copiar. Você não precisa seguir uma influenciadora especificamente e esperar que um dia ela ensine o que você precisa, mas jogue no Google, no Pinterest ou no Youtube o que deseja aprender, por exemplo: “como fazer um olho preto”. E assista a todos os vídeos do mesmo assunto que puder.

Você sabia que a New Look faz lives com tutoriais ao vivo para você? Com dicas super simples e práticas para você saber fazer aí na sua casa! Além de várias indicações de produtos e truques incríveis para quem ainda está começando a se maquiar!

Além disso em nossa loja você encontra além de dicas, novidades e produtos de qualidade para você testar e usar! 

New Look Cosméticos