Cronograma-Capilar

Cronograma Capilar: O que é e por que você precisa saber?

O cronograma capilar é na verdade uma rotina para cuidar dos cabelos, todavia, ele possui 3 etapas para recuperar os fios que são comumente danificados pelo cloro da água, poluição, incidência de luz solar, produtos químicos e uso de secadores e chapinhas.

A boa notícia é que o procedimento pode ser feito em todos os tipos de cabelo, independente da cor, textura e curvatura. O objetivo é oferecer uma solução específica em cada etapa para que as madeixas recuperem a saúde.

 

Quais são as etapas do cronograma capilar?

Cronograma-Capilar-2

Para que os resultados apareçam, é fundamental seguir fielmente todas as fases do tratamento, inclusive, usar produtos de qualidade para que os cabelos se recuperem de fato.

As etapas consistem em:

 

1- Hidratação

Cronograma-Capilar-3

Essa é uma das fases mais importantes do cronograma capilar, pois o objetivo é repor água e nutrientes para os fios ressecados.

A maioria das mulheres fazem hidratação nos cabelos, sejam em salões de beleza ou em casa mesmo. Portanto, não é algo relativamente novo.

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos.

Sempre que pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a opção mais óbvia. E não é à toa: esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Dessa forma, manter uma rotina de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis.

Existem princípios ativos importantes que precisam estar presentes nesse procedimento, são eles: óleo de coco, babosa, manteiga de oliva, D- Pantenol e aminoácidos que regeram a fibra capilar conferindo mais força e maciez.

É claro que esses componentes não precisam configurar a mesma fórmula ao mesmo tempo, entretanto, é importante que em sua máscara capilar, pelo 1 deles esteja presente para potencializar os resultados.

A hidratação deve ser aplicada nos cabelos limpos. Deixe o produto agir por pelo menos 30 minutos e depois, enxague.

 

2- Nutrição

Cronograma-Capilar-4

Muitas mulheres confundem a hidratação com a nutrição. Mas, não são coisas a mesma coisa, por isso, é fundamental entender suas diferenças.

A nutrição capilar é destinado para mulheres que possuem cabelos ressecados. Geralmente, os cabelos cacheados também entram nessa lista, pois devido a curvatura dos fios, a oleosidade do couro cabeludo não consegue chegar nas pontas.

Em suma, o objetivo é repor os lipídios que conferem uma camada protetora nos fios responsável pela maciez e brilho.

Para fazer a nutrição capilar, podem ser usados princípios ativos como: Óleo de Rícino, óleo de abacate, azeite de oliva, proteína do ovo e óleo de coco.

A melhor forma de fazer a nutrição é misturando a mascará de hidratação com  qualquer um desses princípios ativos acima. Ou você também pode comprar produtos específicos para este fim, geralmente nas embalagens de máscaras capilares à a descrição informando se o princípio ativo da mesma é hidratar ou nutrir.

Nesse caso, os resultados são imediatos, pois basta deixar apenas 5 minutos os componentes agirem para ter fios mais bonitos, brilhosos e macios.

Caso os cabelos estejam muito ressecados, a melhor forma de realizar o procedimento é através da umectação noturna. Use um desses óleos nos cabelos sujos e durma com ele assim, use uma toalha para não sujar a roupa de cama, logo pela manhã, lave os cabelos e perceba a diferença.

DICA: Caso não consiga usar a umectação a noite, você pode usar durante o dia mesmo. É só passar o óleo das madeixas e deixar agir enquanto faz suas atividades normalmente.

 

3- Reconstrução

Cronograma-Capilar-5

Mulheres com cabelos muito porosos e finos precisam incluir a reconstrução no cronograma capilar. Pois é a única forma de restaurar a fibra e repor todas as proteínas dos fios.

Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos devido, principalmente, às ações químicas, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é a etapa de reconstrução do cronograma capilar. A reconstrução age na reposição de proteína aos fios, especialmente Queratina.

A queratina é um dos componentes mais utilizados para esse fim, pois ela é uma proteína produzida pelo corpo e ajuda na reconstrução de 90% dos fios.

No entanto, existem outros princípios ativos que podem ser usados como: O colágeno, creatina, arginina e a cisteína. Todos eles têm em comum a reparação de danos, alinhamento de cutículas e fortalecimento dos fios.

Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.

 

Cronograma de cuidados com os cabelos

Cronograma-Capilar-6

Você deve estar se perguntando ” Quando, Como e Onde fazer” essas etapas de cuidados no meu cabelo?

Todas as fases podem ser feitas em casa. Caso seus cabelos estiverem muito ressecados, os esforços devem ser redobrados.

Segue uma dica de cuidados intensos. Mas, atenção, é necessário intercalar os dias. O ideal é que seja feito um intervalo de no mínimo 24h entre uma etapa e outra para que o cabelo possa absorver o princípio ativo daquela etapa:

  • 1ª semana – 2 hidratações e 1 nutrição
  • 2ª semana – 1 nutrição, 1 hidratação e 1 reconstrução
  • 3ª semana – 2 hidratações e 1 nutrição
  • 4ª semana – 1 nutrição, 1 hidratação e 1 reconstrução

No final de um mês, os cabelos estarão completamente recuperados, depois é só manter com hidratações semanais.

Ou seja, o ciclo do cronograma capilar fecha em 4 semanas. Conforme notar que os cabelos estão ficando danificados novamente, retome aos cuidados específicos.

Mas se preferir você pode mantê-lo para ter sempre seus cabelos bonitos, sedosos e brilhantes, basta apenas adaptar as etapas e o tempo dos procedimentos de acordo com a saúde do seu cabelo.

 

Quem pode fazer o cronograma capilar?

Cronograma-Capilar-7

Todas as mulheres que possuem fios ressecados, danificados, finos ou porosos podem seguir o cronograma.  Claro que cada uma deve avaliar a necessidade específica dos fios.

Uma dúvida muito comum é com relação a quem tem oleosidade do couro cabeludo. Contudo, deve se lembrar que os fios também precisam de cuidados, portanto, não há nada que impeça de prosseguir com os cuidados nos fios mesmo com esse problema.

Para aliviar a oleosidade da raiz, intercale corretamente as etapas do cronograma e lave a raiz dos cabelos com um shampoo detox, específico para controlar a oleosidade excessiva dessa região.

Essa é uma rotina de beleza que não pode ser tirada da vida das mulheres. O lado positivo, é que pode ser feita em casa, basta adquirir produtos de qualidade e mãos à obra!

Na New Look Cosméticos existem muitos produtos para você poder pôr em prática o seu cronograma capilar, com opções de produtos para todas as etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Aproveite e já escolha os seus na New Look Cosméticos!

Clube da Beleza

 

Gostou do conteúdo? Confira também: 5 dicas para ficar mais bonita na quarentena!