contorno-facial

Contorno facial: 6 truques para usá-lo como uma profissional

A maquiagem é a peça-chave para deixar qualquer mulher ainda mais bonita na hora de sair, seja para um simples almoço ou até para uma festa de gala. São diversas as técnicas utilizadas para destacar o rosto e deixar a pele impecável.

O contorno facial é a técnica mais conhecida e trabalha com o jogo de sombras, no intuito de dar menos destaque a determinadas áreas do rosto. Assim, o nariz pode ficar fino, as bochechas marcadas e até mesmo a testa pode ficar menor.

Quem é que não tem alguma característica no rosto que gostaria de disfarçar? Seja o formato arredondado, seja o nariz mais achatado, é natural que certos traços sejam os menos queridinhos. Felizmente, dá para suavizar esses incômodos! 

O contorno facial é uma das técnicas mais poderosas para quem quer um acabamento perfeito no look! Mas, se você ainda é uma iniciante no assunto e não sabe como fazer o contorno, não se preocupe, a gente pode ajudar. Confira nossas dicas:

1- Saiba qual o seu formato de rosto

Antes de começar o contorno, é importante analisar quais áreas você irá mexer. Determinando o formato do seu rosto e em que parte você deverá aplicar tons claros e escuros de maquiagem. A técnica consiste basicamente nesse jogo entre bases escuras e claras, para dar profundidade. Vamos às dicas:

  • Rosto Redondo: Mulheres de rosto redondo têm o maxilar arredondado e as maçãs mais largas, e por isso devem usar uma base 3 tons mais escuros do que o da pele para fazer o contorno. Para afinar, aplique blush na diagonal (de baixo para cima), concentre a aplicação no alto das maçãs do rosto.
  • Rosto Oval: O rosto oval tem a base arredondada e é mais largo na vertical que na horizontal. Para equilibrar, crie um triângulo em cada lateral da face. Aplique o blush ou pó compacto apenas nas maçãs do rosto com movimentos circulares (no sentido horário).
  • Rosto Quadrado: O rosto quadrado é um dos mais fáceis de ser reconhecido, já que são largos e com traços fortes. Quem se encaixa nesse perfil quer dar suavidade às linhas retas e deixar a aparência mais leve. A aplicação de blush ou pó deve ser feita nas laterais do rosto para afinar os contornos. Concentre a aplicação na região abaixo do osso da bochecha.
  • Rosto Triangular: Faces triangulares são mais estreitas na parte superior e com a base do maxilar ampla. O que incomoda nessas mulheres é a região mais larga, que fica em evidência. Para resolver essa desarmonia, o contorno é essencial. Escureça as laterais do maxilar utilizando um base de tons mais fortes. Aplique nas laterais próximo a parte mais baixa das maçãs do rosto, com movimentos retos no sentido de baixo para cima. 

2- Os produtos certos para contorno de rosto

Para conseguir um resultado perfeito, o primeiro passo é decidir com qual textura de produto você prefere fazer o contour. Para criar os pontos de luz e sombra, você pode usar produtos líquidos/cremosos ou produtos em pó. Então, logo depois de escolher a textura, é hora de separar os itens de make necessários:

  • Para o contorno com produtos líquidos:

            – Base/corretivo dois tons mais escura que a pele;

            – Base/corretivo dois tons mais claro que a pele;

            – Iluminador;

            – Blush

  • Para o contorno com produtos em pó:

            – Pó bronzeador, compacto ou específico para contorno dois tons mais escuro que a pele;

            – Iluminador;

            – Blush

3- Os pincéis ideias para contorno facial

Outro ponto bem importante são os pincéis que se deve ter para o processo! Se você escolheu fazer o contorno com produtos líquidos ou cremosos, vale a pena apostar na esponjinha de maquiagem ou no pincel kabuki.

Agora, se o contorno vai ser feito com produtos em pó, o segredo é ter um pincel chanfrado para fazer os contornos laterais e aplicar o blush, pincel de sombra para fazer os contornos do nariz e um pincel leque para o iluminador.

4- Aplicando na prática

contorno facial

  • Limpeza e preparação da pele

O primeiro passo para fazer o contorno é higienizar a pele com sabonete e/ou tônico. Para maquiadores, só isso já basta. Porém, mesmo que sua pele seja oleosa, sempre use um hidratante específico para seu tipo de pele e protetor solar por baixo da maquiagem. um bom primer também é válido e indicado para deixar a base mais fluida e com uma aparência leve. Caso você não tenha o costume de preparar a pele antes da maquiagem, a dica é priorizar maquiagens que já são hidratantes ou vêm com filtro solar.

  • Alterne entre tons claro e escuros

Independentemente do seu tom de pele, a regra é única: os produtos escolhidos devem estar o mais próximo possível da sua cor. A lógica do contorno é alternar entre tons claros e escuros que irão, respectivamente, iluminar/ressaltar as áreas escolhidas e aprofundar regiões específicas – criando um efeito de luz e sombra. 

Você precisa separar três tonalidades diferentes de base para fazer o contorno: uma da cor exata da sua pele; uma um tom mais claro e a outra um tom mais escuro.

  • Destaque as maçãs do rosto

O fundamental é focar nas têmporas e na região entre o osso zigomático e o maxilar (as famosas maçãs do rosto) ao fazer o contorno. Para chegar ao resultado ideal e conseguir um rosto mais fino, é fundamental investir nesses três pontos. Por outro lado, para quem busca um aspecto mais natural, a dica é dar um leve destaque às maçãs – seja no rosto quadrado, redondo, triangular ou oval.

  • Aplique o produto nos lugares certos

Tons claros devem ser aplicados na testa, no centro do nariz e no queixo. Os mais escuros, por sua vez, funcionam bem nas têmporas, maçãs do rosto e laterais do maxilar. Vale ressaltar que esses devem ser um ou dois tons acima – isto é, mais escuros – que a cor da sua pele. Depois, é só esfumar dá mais clara para a mais escura. Nas outras regiões do rosto, onde os produtos não foram aplicados, utiliza-se a base no tom exato da pele.

Agora você já sabe as principais dicas e quais produtos usar para fazer o contorno facial perfeito. Se no começo parecer difícil, vá treinando até que consiga demarcar as áreas certas do seu rosto. Com o tempo conseguirá elaborar a técnica de olhos fechados!

Na New Look você encontra diversas opções de produtos e acessórios para começar a treinar sua maquiagem agora mesmo! Conheça nossa loja virtual ou visite nossa loja física, esperamos você!

Gostou? Confira também: 5 tendências de maquiagem para primavera