rímel

Confira: 10 dicas para saber aplicar o rímel como uma profissional

Se você tivesse só 5 minutos para se maquiar, qual seria seu produto estrela? A resposta de muitos maquiadores é: máscara para cílios! A tendência é muito volume e definição. A máscara é um dos destaques da maquiagem. e ela pode deixar os cílios mais longos, curvilíneos, com muito mais volume, entre outras características, além é claro de abrir o olhar.

O mundo da maquiagem consiste em cosméticos, técnicas e estilos. É um fabuloso mundo onde nós mulheres gostamos de mergulhar, porque uma vez que você faz algo por você, fica com a beleza renovada, se sentindo melhor, mais bonita e definitivamente com uma atitude mais positiva.

Mas a maioria das coisas na vida requer uma técnica especial, como é o caso da aplicação da máscara de cílios (ou o rímel para as mais íntimas), para alcançar os melhores resultados e garantindo que o efeito final seja alcançado.

Veja como maquiadores e estilistas em suas difíceis tarefas, continuamente criam técnicas para aplicação de cosméticos, com o objetivo de alcançar resultados incríveis. Mas você pode ficar calma, porque esses segredos profissionais estão ao seu alcance e você poderá aplicar o rímel sem dificuldade.

Hoje apresentamos os truques mais eficazes para aplicar rímel como uma verdadeira profissional. Confira:

Avaliando a escovinha do seu rímel favorito

Existem diversas marcas de máscara de cílios no mercado. Saber os diferentes tipos de escovas existentes no rímel pode ajudar, e muito, você na hora da compra. 

Muitas vezes, as pessoas compram máscaras com a escovinha fina ou cheia de pente esperando um efeito extra volumoso e isso não acontece porque o formato da escova não é para este tipo de efeito. Por isso, muitas vezes você pode se decepcionar com um produto só porque não soube como analisá-lo. 

Não importa a marca, o tipo de escovinha que escolher sempre lhe dirá onde o produto acumula mais e onde você pode manipular o excesso para afinar um acabamento. Saiba quais são os tipos de escovas mais encontrados no mercado e como cada um pode trazer um efeito diferente para o seu resultado esperado:

Diferentes tipos de  escovinhas de máscara para cílios:

  • Gordinha e Grande – Este tipo de escova mais fofa e arredondada é ótima para dar volume aos cílios. Ideal para quem tem poucos fios mais finos e ralos.
  • Formato Cônico – Este tipo com base mais gordinha e ponta fina, muito comum inclusive, é ideal para dar mais volume no canto externo dos olhos e traz o famoso efeito olhos de boneca. Também é ótimo para formato de olhos asiáticos onde é possível dar o efeito de olhar mais aberto. 
  • Ponta de ouriço – Pouco comum, este tipo de escova lembra um pequeno ouriço. É legal para acertar os cantinho difíceis de alcançar com uma escova maior.
  • Cerdas curtas de borracha ou silicone – Este tipo de escova é ideal para separar e alongar as pestanas, evitando o efeito “grude” e pontinhas de aranha nos fios. Perfeito para quem possui fios pequenos e curtos e deseja um efeito de fios maiores.
  • Pequena e mais fina – Este tipo de escova é muito boa para quem deseja um visual mais natural ou para pintar os cílios da parte de baixo dos olhos sem deixá los com aspecto pesado.

Tipos de rímel: para que cada um serve?

Agora que você já conhece um pouco melhor sobre os tipos de escova existentes fica bem mais fácil descobrir qual o tipo de máscara de cílios você pode escolher, afinal, não é todo lugar que você pode sair abrindo o produto para saber que escova ele tem dentro. Por isso nas embalagens é descrito o tipo de efeito que a máscara de cílios promete lhe proporcionar.

O rímel é aquele item básico que faz a diferença na maquiagem: toda garota precisa ter pelo menos um! Na hora das compras de make, é difícil escolher entre os vários tipos de rímel que existem nas lojas. Por isso, para te dar um help, vamos te mostrando qual é a máscara de cílios ideal para chegar no efeito que você deseja!

♦ Máscara para dar volume

Ideal para quem gosta do efeito de cílios bem cheios! A escovinha segue o modelo tradicional: curta, reta e grossa.

♦ Máscara curvadora

Se você tem cílios retos ou caídos, esse é um dos tipos de rímel que precisa ter na sua coleção de make! A escova geralmente é mais fina que a de volume e tem uma curvinha, facilitando o contato com todos os cílios.

♦ Máscara alongadora

Modelo perfeito para quem tem os cílios curtos! As cerdas são curtas, duras e finas, o que permite alongar os cílios sem depositar produto em excesso. Para um alongamento mais intenso, aplique a máscara da raiz até as pontas, fazendo movimentos giratórios com o pincel.

♦ Máscara à prova d´água:

Só use quando precisar ficar com a maquiagem por bastante tempo, como em uma formatura ou em uma festa de 15 anos, por exemplo. Ele garante uma boa fixação, porém deixa os cílios mais quebradiços. Para removê-los, é necessário utilizar produtos à base de óleo! Por isso, prefira os rímeis laváveis para o dia a dia.

Escolhendo as cores

rímel-2

Na hora da compra também é muito importante avaliar a cor. É muito comum pensarmos na máscara de cílios somente na cor preta, porém investir em outras cores pode ajudar a ter um efeito muito diferente e te ajudar a criar looks muito mais incríveis.

  • Preto Básico: escurece os fios e realça o olhar. Se não quiser chamar muito a atenção, é bom não exagerar na dose.
  • Marrom: Menos chamativo que o preto, dá um efeito mais natural nos cílios. É indicado para meninas de pele muito clara.
  • Transparente: O mais discreto de todos. Serve para modelar os cílios, mas também pode ser usado nas sobrancelhas, deixando-as mais penteadas e definidas.
  • Colorido: Perfeito para quem gosta de ousar um pouquinho! As cores mais usadas são vermelho e azul. Fica legal para ocasiões especiais, como uma festa à fantasia por exemplo, ou se deseja inovar e realizar looks mais criativos e descontraídos para o dia.

Agora que você já sabe tudo que precisa para ter a sua máscara de cílios perfeita, chegou a hora de descobrir a parte mais importante de todas. Afinal, não basta apenas ter um bom produto é preciso saber como usar!

Como saber usar?

Passar a máscara de cílios pode parecer super simples à primeira vista, mas é provável que você já tenha tido dificuldade para conseguir o efeito desejado. Mas, não se preocupe: você não está sozinha. É muito comum errar na hora de criar aqueles cílios gigantes e acabar borrando a make ou mesmo deixar os cílios grudados.

Por isso, a gente separou algumas dicas para ajudar as apaixonadas por make que ainda têm dificuldade para conquistar cílios cheios de volume ou super alongados. Quer aprender a passar máscara sem errar e deixar o seu olhar impactante? Então vem conferir essas dicas!

1- Retire um pouco o excesso de máscara do aplicador

Se estiver procurando por definição, fuja do efeito empelotadinho limpando o aplicador da máscara antes de usá-lo. É só tirar o excesso do produto com um pincel ou lenço e, depois, usar a máscara normalmente.

2- Passe a máscara nos cílios olhando para baixo

O mais comum é olhar para frente – ou mesmo para cima – na hora de passar o rímel, mas isso faz com que seus cílios fiquem levantados e seja mais fácil de borrar a pálpebra. O ideal é fazer isso olhando para baixo, assim você tem mais chance de conseguir o efeito desejado sem se sujar.

Um boa dica é posicionar um espelho na altura do queixo, assim você consegue ver seu reflexo mesmo olhando para baixo.

3- aplique a máscara sempre a partir da raiz do fio para fora

A máscara deve ser aplicada sempre a partir da raiz e em direção às pontas – desse jeito o visual fica mais natural com a base do pelo bem encorpada e as pontinhas mais alongadas.

4- Cuidado ao passar o rímel nos cílios de baixo

Muitas mulheres têm medo de passar a máscara de cílios nos fios inferiores e acabar borrando. Se você faz parte desse grupo, temos uma ótima sugestão para você nunca mais ter medo de borrar a make: é só usar um pedaço de papel.

Você pode pegar um pedacinho de papel mais durinho ou mesmo um cartão de crédito e colocar abaixo dos olhos para usar a máscara de cílios sem medo de sujar a região.

5- Use o pente para cílios para separar os fios

Uma reclamação muito comum na hora de passar a máscara de cílios é que os fios ficam muito grudados, criando aquele efeito de boneca. Embora algumas mulheres gostem desse resultado, outras preferem deixar os fios mais separadinhos. Se isso acontecer com você, uma boa solução é usar um pente para cílios para separar os fios e evitar que eles fiquem grudados.

6- Passe o rímel em dois sentidos para cobrir todos os fios

Outro problema que muitas mulheres têm com a máscara de cílios é conseguir cobrir totalmente os fios para dar bastante volume ou alongar os cílios. Uma solução para isso é aplicar o rímel com o pincel em duas direções diferentes. Comece passando a máscara com o pincel na horizontal, fazendo movimentos de ziguezague.

Depois, passe o pincel na vertical, usando apenas a pontinha para cobrir totalmente os fios, desde a base até a pontinha.

7- O cotonete ajuda a limpar cantinhos borrados

Mesmo com essas dicas, você pode borrar algum cantinho do olho com a máscara de cílios. Se isso acontecer, não precisa recomeçar toda a make nem borrar o olho com os dedos: é só pegar um cotonete, umedecer em um demaquilante e limpar apenas onde foi borrado.

Assim, você consegue consertar qualquer errinho com muito mais facilidade e sem tomar muito tempo.

8- Use a pontinha do pincel para chegar aos cílios dos cantinhos

Que tal um toque sexy no cantinho do olhar? Para valorizar essa região, é só segurar o pincel na vertical e usar a pontinha para pentear os últimos fios. O look fica ainda mais poderoso, pode apostar!

9- Evite piscar por alguns segundos depois de passar a máscara

Quer evitar borrões ao redor dos olhos? Então mantenha os olhos abertos por alguns segundos depois da aplicação do rímel. Caso não consiga ficar desse jeito sem lacrimejar, tente só não fazer piscadas muito fortes que já vai ser suficiente!

10- Construa o visual em camadas com a máscara de cílios

Um visual cheio de drama é construído aos poucos, viu? Com paciência, camada por camada, persista na aplicação da máscara até que o volume e definição fiquem do jeito que você espera!

Um segredinho para ter volume, definição e efeito dramático de uma só vez é usar mais de um pincel nos cílios. Com um deles você aplica a máscara e, com o outro, penteie os fios para um retoque final.

Gostou? Confira também: Delineador: Tire todas as suas dúvidas